quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Microbiota: The walking dead?!







           Esses dias estava eu no mundo do pubmed e me deparei com o seguinte artigo: The microbial corpse clock 
          
            De fato, a microbiota e estudos do microbioma a cada dia ganham mais força no meio acadêmico.  Mas, nunca pensei que seria possível transladar tais conhecimentos para o âmbito policial (criminal).

            Neste ramo, a determinação do tempo que a vítima faleceu pode ser de extrema importância para o julgamento de suspeitos, pois dinamiza o processo de investigação e identificação do culpado.

            Sendo assim, todos os recursos que podem ajudar a determinar o tempo de morte tem extrema importância. Por exemplo, estudos em entomologia forense, baseada na aplicação da biologia de insetos e outros artrópodes em processos criminais, são associados a investigações, pois auxilia na determinação do tempo dos incidentes, pautada na fauna encontrada no cadáver e o estágio desta. No entanto, sabe-se que existe um erro em meses desta técnica.

            Com o intuito de aprimorar as investigações, o pesquisador Rob Knight da universidade de Colorado Boulder realizou uma pesquisa um pouco tétrica, no entanto chamou muito minha a atenção a utilidade pública, ele se propôs a sequenciar por high-throughput o microbioma presente no corpo de animais enterrados em até 48 dias.  Neste estudo, foi relatado que o grupo de bactéria mudou consideravelmente conforme o corpo se decompunha e eventualmente se desfazia, podendo assim “liberar” diferentes espécies bactérias no intestino dos animais.

            O acompanhamento do microbioma dos animais durante o período do estudo providenciou um relógio biológico capaz de prever/revelar o tempo de morte dos animais com erros de no máximo três dias.

            Evidente que novos estudos são necessários para o uso em humanos, além da análise de alterações provenientes da temperatura e tipo de solo. Mas o primeiro passo já foi dado!

            Bom é isso, não é a área que trabalho, mas achei bem bacana! E vocês o que acharam desse papel da microbiota?


Referência

Byrd, J. H. and J. L. Castner. "Forensic Entomology: Insects in Legal Investigations". 2001. CRC Press. Boca Raton, FL.

Jessica L Metcalf, Laura Wegener Parfrey, Antonio Gonzalez, Christian L Lauber, Dan Knights, Gail Ackermann, Gregory C Humphrey, Matthew J Gebert, Will Van Treuren, Donna Berg-Lyons, Kyle Keepers, Yan Guo, James Bullard, Noah Fierer, David O Carter, Rob Knight; A microbial clock provides an accurate estimate of the postmortem interval in a mouse model system

Imagem: http://www.actigenomics.com/2012/09/microbiota/

4 comentários: