terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Mestrado ou doutorado direto? O caminho a seguir depende de onde se quer chegar

Em nosso programa, a escolha pelo doutorado direto pode acontecer apenas em dois momentos distintos: no momento de entrada na pós-graduação ou durante o tão temido exame de qualificação do mestrado. A escolha de mudar do mestrado para o doutorado direto nem sempre é fácil e é recheada de mitos e contradições.

Essa é uma decisão pessoal que deve ser tomada em comum acordo com seu orientador e que deve ser suficientemente embasada para convencer sua banca de qualificação. Sendo assim, certifique-se de reunir todos os argumentos possíveis para convencer a todos de que você fez a melhor escolha.

Muitos pontos devem ser pensados na hora de se decidir:

Carreira profissional: é de extrema importância que você pense em que tipo de carreira pretende seguir após a pós-graduação, pois cada título tem um peso diferente em cada carreira. Para entrar em indústrias ou para dar aula em faculdades particulares, é aconselhável que se tenha o mestrado, mas não o doutorado, uma vez que mestres são mais visados por essas empresas, que procuram profissionais menos qualificados, que podem ter um salário menor do que aqueles que têm o título de doutor. Já para alguns concursos públicos, é aconselhável que se tenha os dois títulos, pois cada título te dá pontos extras durante o processo seletivo. Para seguir uma carreira de professor em universidades públicas, dificilmente contará a quantidade de títulos, mas sim a maior titulação.

Projeto de pesquisa: para pedir uma bolsa de doutorado direto para as agências de fomento, não basta você dizer para sua agência que não conseguirá terminar a tempo aquele projeto submetido como mestrado. Portanto, ao pensar em passar para o doutorado direto deve-se ter em mente o ponto atual em que se encontra o projeto de pesquisa, quais pontos poderiam ser adicionados para serem feitos nesse tempo maior, e se não será possível terminá-lo no tempo estipulado pelo mestrado.

Maturidade: o desenvolvimento de um projeto de doutorado envolve uma maturidade muito maior do que o exigido no mestrado, maturidade essa que será testada no momento de defesa da sua tese. Um aluno de doutorado deve saber discutir sue projeto com outros pesquisadores. Se você acha que não está preparado, termine o mestrado, pois esse com certeza irá ajudar no desenvolvimento dessa maturidade.

Planos para o doutorado: se você é daquele que tem um milhão de planos para seu doutorado, mas não se planejou até o momento da qualificação, pense duas vezes antes de passar para o doutorado direto. Ao passar do mestrado para o doutorado, provavelmente você terá apenas mais 2 anos e meio para concluir o mesmo. Lembre-se que para fazer um doutorado sanduiche, por exemplo, o processo para encontrar um orientador no exterior que te aceite e para pedir a bolsa no exterior nem sempre é rápido, e pode ser que você não consiga caso não tenha se planejado até o momento da qualificação, ou acabe tendo que aceitar qualquer coisa que encontrar ou o primeiro que te aceitar por falta de tempo.

 Portanto, se sua qualificação de Mestrado se aproxima, pense sobre o assunto e decida o que é melhor no seu caso, pois esse será o último momento que terá essa possibilidade de troca.

Post por Mariana Pinho (Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia - USP/SP)

3 comentários:

  1. Sou aluna de graduação e gostei muito das dicas, obrigada!
    Já irei me preparar para a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Estava com muitas duvidas esses dias sobre esse conteúdo.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. É verdade, que de acordo com a participação do aluno em sala de aula e notas altas ; os professores já o olham com "prioridade" para realizar projetos de pesquisa e fazer todas as outras atividades da graduação que podem facilitar sua entrada no mestrado ou até mesmo no doutorado direto? Quero dizer: se eu me destacar mais em participação e notas terei uma maior chance de conseguir o doutorado direto? Esse precisa de carta de recomendação?

    ResponderExcluir